Maria Helena Cruz Pistori - PUC‐SP

Tradição retórica e dialogia bakhtiniana

Resumo
Neste trabalho, buscamos verificar possíveis relações da dialogia bakhtiniana com os diálogos socráticos. Parte de uma pesquisa em andamento, que tem como uma finalidade mais ampla compreender uma possível tradição retórica – preferentemente Platão ou Aristóteles? - a que se alinhariam Bakhtin e o Círculo. Partimos da constatação de que a retórica, tanto platônica como aristotélica, (res)soa no arcabouço teórico geral das obras do Círculo de Bakhtin, em diferentes pontos e de diferentes maneiras, explícita ou implicitamente, com uma apreciação valorativa mais ou menos positiva. Num primeiro momento, ocupamo-nos da retórica aristotélica, buscando mostrar a correlação entre o ‘enunciado concreto’ e a actio; e, ao destacarmos um texto de Bakhtin acerca da “retórica e sua falsidade”, ressaltamos a gama mais ampla de finalidades “retóricas” que a teoria do discurso bakhtiniana abrange, com suas consequentes implicações, especialmente para a educação democrática. Neste segundo momento, o foco é o diálogo no sentido bakhtiniano, “toda comunicação verbal, de qualquer tipo que seja” e suas possíveis relações com os diálogos platônicos, mais especialmente os que tratam da retórica. A prática do diálogo, que funcionou como gênero na disseminação da filosofia e da própria retórica, por muitos séculos esteve ausente das reflexões filosóficas, ressurgindo no séc. XX, nos trabalhos de Gadamer, Martin Buber e Mikhail Bakhtin e o Círculo, que é o que nos interessa. Na compreensão da leitura bakhtiniana alternativa dos diálogos socráticos do primeiro período, nosso objetivo é a observação de suas relações com o dialogismo e a retórica, de forma a considerar a possível proposição de uma retórica dialógica, ao lado de um dialogismo retórico.

Palavras-chave: Dialogismo – diálogo socrático – retórica

Rhetorical tradition and Bakhtinian dialogism

Abstract
In this paper, we seek to check the possible relations between the Bakhtinian dialogism and the Socratic dialogues. This is part of an ongoing research, which has as a broader purpose to understand a possible rhetorical tradition –is it preferably Plato or Aristotle? – to which the Bakhtin circle could be aligned to. We start from the observation that both Platonic and Aristotelian rhetoric (res)sounds in Bakhtin’s general theoretical works, in different places and in different ways, either explicitly or implicitly, with a more or less positive value appreciation. In a previous work, we dealt with Aristotelian rhetoric, aiming to show the correlation between the 'concrete utterance’ and the rhetorical actio; and by focusing on a Bakhtin’s text about "rhetoric and its falsehood", we emphasized the broader range of “rhetorical” purposes that the Bakhtinian discourse theory covers, with its consequent implications, especially for democratic education. In this second stage, the focus is on the Bakhtinian concept of dialogue, "verbal communication, of any kind whatsoever” and its possible relationship with the Platonic dialogues, more especially those regarding rhetoric. The dialogue practice, which worked as a gender in the spreading of the philosophy and the rhetoric itself, has been absent from the philosophical reflection for many centuries, reappearing during the 20th century on Gadamer’s, Martin Buber’s and Mikhail Bakhtin and the Circle’s works, being the last one of our interest. In the comprehension of the Bakhtinian alternative reading of the Socratic dialogues from the first period, our goal is the observation of their relationship with dialogism and rhetoric, in order to consider a possible proposition of a dialogical rhetoric alongside a rhetorical dialogue.

Keywords: Dialogism – Socratic dialogue – Rhetoric